10.11.12

Agora o papo é sério!

Parei pra avaliar o histórico do blog e reparei que tem tempos que não tocamos em um certo assunto. Tal assunto é sério o suficiente pra merecer mais um post sobre ele. É um problema sério e eu venho convivendo com ele ultimamente.

Bullying.

Sad_paint_girl_sad_girl_pain_photography-85c718dd5d011490d7cf3c2ae73a8eff_h_large


Obviamente, a essa altura do campeonato, você já sabe o que é. E por isso eu nem vou explicar pra vocês. Eu só quero deixar aqui um relato real, mas sem muitos detalhes. Esse relato foi feito baseado nas coisas que a pessoa, denominada "J.", me disse. E eu acho que preciso compartilhar isso com vocês. Vocês vão aprender o quão brutal essa prática é, dar mais atenção a ela e, se você sofre, saber como SE ajudar. C'mon!



O motivo do bullying contra "J."? Nenhum aparente. Talvez por que ela estivesse acima do peso? É, ela pensava que sim. Quando os colegas de turma dela faziam piadas ruins, a excluiam, a "privavam" de um bom relacionamento, eles nem imaginavam o que ela sofria em casa. Um pai repressor que não a apoiava, a morte recente da mãe e a morte ainda mais recente ainda da melhor amiga.

E sabe do que a tal melhor amiga morreu? Cutting. Auto mutilação.

"Ela devia se tratar!" - e ela se tratava. Mas o bullying está por todo lugar. Cyberbullying, já ouviu falar dessa palavra? Opressões online. E o que isso gera? Bom, no caso da amiga de J., isso a levou a morte. E de acordo com ela, seu caso estava tomando o mesmo rumo.

Se você vê alguém fazendo algo pra outra pessoa, impessa. Faça algo. Defenda a vítima. Chame a polícia - bullying agora é crime! Mas não deixe de fazer alguma coisa. Ver e ignorar é como ver e apoiar.

Quando alguém pratica o bullying, a pessoa provavelmente mal conhece a vítima. E não sabe o que ela passa. E quando todas as frustrações acumulam, o cutting aparece ai. Junto com ele doenças sérias: bulimia, anorexia, depressão. Você sofre com isso? Não está sozinha nessa. Você conhece alguém que sofre? Apoie essa pessoa. Somos todos uma grande corrente e se um elo quebrar, os outros param de fazer sentido.

Você está passando por isso? Você conhece alguém que está? Quer contar essa história? Quer AJUDA? Mande um e-mail pra gente: descobrindoaos15-bullying@live.com e fale com a gente. Eu vou estar sempre lá pra ajuda-las no que puder. E não se esqueçam: vocês não terão uma psicóloga. Terão uma amiga. Se preferirem podem manter anonimato. Se permitirem postaremos as suas histórias aqui - claro, mudando os nomes - pra, quem sabe, ajudarmos mais pessoas.

-xx

4 comentários:

  1. eu sofria e sofro bullying até hoje.
    a um ano atrás eu cheguei a pensar em me "cortar" mas vi q aquilo n traria nenhum benefício e q as pessoas q faziam aquilo comigo n iriam parar... eu comecei a ignorá-los! hoje eles continuam praticando bullying comigo, mas eu simplesmente n ligo :))
    adorei o post!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. eu sofri e sofro bullying também.
    por ser meia gordinha, o pessoal me zoa, me chama de lorca, de baleia...eu não gosto nenhum pouco, já troquei de escola uma vez sabe,mas nem adiantou!
    não sei se falo ou não com eles...acho q se falar eh pior. o que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em vez de falar com eles, se mostre superior. Se eles te zoam, ignore. Quando você ignora - ou pelo menos demonstra - as pessoas acabam percebendo que não estão te afetando, e isso perde a graça. Elas vão parando com o tempo. É só não ligar, você É superior.

      Excluir
  3. Quando criança, sofri bullying, as meninas gostavam de me humilhar por ser muito bobinha e ingênua.
    Ano passado, minha amiga sofreu, e eu falei com um professor, e a partir daí ele conversou com a turma e todo mundo se sensibilizou, e a agressora também!
    Nunca devemos ficar calados!

    iBlog

    ResponderExcluir